História

A Creche Cantinho da Amizade é uma entidade sem fins lucrativos, sua sede está localizada no município de Cristais Paulista interior do Estado de São Paulo, e tem por finalidade atender crianças de zero ano até quatro anos e onze meses de idade, de ambos os sexos, cujas famílias sejam principalmente de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

Nossa Creche teve sua origem na força, união e determinação de um grupo de irmãs da família Mattos, de Cristais Paulista, e assumindo o sonho de uma delas, Jarcy Araci, que após um acidente, onde crianças foram queimadas, ao preparar seus alimentos pelo fato de estarem sozinhas em casa, pois a mãe e o pai precisavam trabalhar e não tinham nenhum lugar para deixar seus filhos.

Inicialmente, contando com recursos de seus próprios salários e doações de pessoas amigas, quer financeiramente ou com o próprio trabalho voluntário, foi alugada uma casa e acolhidas a primeiras crianças no ano de 1972.

Alguns anos depois, as autoridade e pessoas renomadas da cidade de Cristais Paulista, começaram a notar o tamanho da importância de nossa creche para o município, sendo assim, quando surgiu na cidade o primeiro loteamento, foi doado um terreno, pelo senhor Alexandre Vilela de Andrade, localizado na Avenida João Junqueira, 2650, endereço que atendemos até hoje.

Com o terreno em mãos, as irmãs deram início à construção, aparelhamento e manutenção da mesma, sempre contando com a graça e providência divina. Esta construção foi iniciada com recursos próprios, com doações de amigos e aqui foi de grande valia a participação de um grupo de agricultores, principalmente o senhor Geraldo Cintra Diniz que praticamente assumiram o término da construção do prédio, quando os recursos por elas alavancados já estavam escassos. Com estas valiosas colaborações, as irmãs, passaram a dedicar seus esforços às próximas etapas, primeiramente com a aquisição de mobiliário e equipamentos para o bom funcionamento da entidade.

Em seguida era necessário organizar toda a documentação exigida para fazer uma entidade funcionar, nesta etapa recebemos orientações, colaborações e acompanhamento das assistentes sociais encarregadas da Promoção Social de Franca, e profissionais da Prefeitura Municipal local, no entendimento e apoderamento da compreensão e atendimento das leis e suas exigências para o registro da mesma nas esferas municipais, estaduais e federais.

Após esta longa jornada, passaram-se dois anos, e ao término da construção e devidas licenças tomadas, a Creche Cantinho da Amizade teve seu início oficial em 07 de outubro
Daí em diante a Creche só se fortaleceu, através de promoções e arrecadações e de parcerias entre os órgãos públicos e também os não governamentais. Dentre tantas parcerias podemos citar algumas que fazem a diferença até hoje no atendimento às nossas crianças, a doação do terreno vizinho pelo então prefeito Roberto Aurélio Leonardo, onde o prédio foi ampliado com a grande colaboração da prefeitura e do senhor Carlos Alberto de Freitas.

O sucesso da Cantinho da Amizade é provado, através da parceria com a prefeitura municipal, onde tivemos uma segunda unidade sendo inaugurada e funcionando em um prédio construído com recursos federais e através de um termo de comodato a creche pode ampliar o atendimento. Recentemente outro terreno que estava vago ao lado de nossa entidade foi nos presenteado pela senhora Izilda Ap. Fernandes Cintra, tendo planos para construção de uma área de lazer para nossas crianças.

Atualmente trabalhamos com profissionais capacitados e atendemos em duas unidades 224 crianças, de zero a quatro anos e onze meses de idade, em período integral, fornecendo 5 (cinco) refeições diárias.

Nós temos a preocupação de proporcionar às crianças um ambiente agradável, que corresponde com suas necessidades básicas de afeto, sono, alimentação, higiene e estimulação para ajudá-las a crescer no seu desenvolvimento integral. A Cantinho da Amizade desenvolve junto às crianças atividades norteadas pelos eixos temáticos existentes no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNE) sendo eles, identidade e autonomia, movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática. Esses temas aparecem no cotidiano das crianças nas suas relações sociais, por meio das atividades permanentes, de jogos, brincadeiras, músicas, histórias incentivando o imaginário e o potencial criativo das crianças. Realiza também um trabalho junto às famílias a fim de estreitar os vínculos entre criança e família, família e Creche, Creche e comunidade.

A Creche ao longo de sua existência, foi reconhecendo e fazendo releitura de sua vocação e missão, procurando atender as necessidades locais, estando atenta ao fio condutor de força e inspiração da motivação inicial de suas fundadoras. Estamos em constante mudanças, mas temos a certeza que Deus ilumina todos nós a levar adiante este trabalho e que possamos fazer parte de muitas histórias, ajudando a quem mais precisa e fazendo a diferença na vida de nossas crianças.